A Eletrobras (ELET3) reportou um prejuízo líquido de R$ 354 milhões no primeiro trimestre de 2025, revertendo o lucro de R$ 331 milhões obtido no mesmo período do ano anterior, conforme demonstrado no balanço divulgado nesta quarta-feira (15). O resultado foi impactado, principalmente, por menor receita com transmissão e aumento nos custos com energia comprada para revenda.
O Ebitda regulatório somou R$ 5,49 bilhões, queda de 3,7% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Já o Ebitda ajustado foi de R$ 5,38 bilhões, recuo de 4,1% na comparação anual. A receita operacional líquida regulatória ficou praticamente estável, totalizando R$ 9,71 bilhões.

Clique aqui para começar a investir com quem entende
Segundo a companhia, a retração nos resultados foi parcialmente compensada por uma maior receita com geração de energia, redução de custos e despesas, menores provisões no trimestre e maior contribuição dos resultados das participações societárias.
Além dos resultados financeiros, a Eletrobras anunciou a conclusão parcial da venda de usinas termelétricas para o grupo J&F, realizada em conjunto com a Eletronorte. A transação rendeu aproximadamente R$ 2,9 bilhões à companhia, incluindo pagamentos pelos ativos e a liberação de depósitos em garantia vinculados a contratos de fornecimento de gás.
A empresa informou ainda que a Eletronorte recebeu cerca de R$ 600 milhões referentes ao caixa gerado pelas usinas entre a assinatura do contrato e o fechamento da operação. A Eletrobras mantém direito ao recebimento de mais R$ 1,2 bilhão, condicionado ao cumprimento de metas estabelecidas no contrato (“earn-out”).





