O mercado de trabalho dos Estados Unidos voltou a surpreender positivamente em maio. De acordo com o relatório JOLTS (Job Openings and Labor Turnover Survey), divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Departamento do Trabalho, foram abertas 7,769 milhões de vagas de emprego no período, resultado que ficou acima da expectativa de 7,3 milhões estimada por analistas consultados pela FactSet.
O dado de abril também foi revisado levemente para cima, passando de 7,391 milhões para 7,395 milhões de vagas, o que reforça a leitura de resiliência do mercado de trabalho norte-americano.

Clique aqui para começar a investir com quem entende
A abertura de novos postos em ritmo acima do esperado sinaliza que a economia dos EUA continua aquecida, mesmo diante dos altos juros praticados pelo Federal Reserve. Para investidores e analistas, esse desempenho pode reforçar a cautela do banco central americano em relação a cortes nas taxas de juros, já que um mercado de trabalho robusto pode continuar pressionando a inflação.
Além disso, os dados demonstram uma capacidade contínua de geração de empregos, mesmo em um contexto global mais volátil, o que mantém a economia americana como ponto de atenção para os mercados globais e para a política monetária nos países emergentes, como o Brasil.